Houve um tempo na minha vida que não sabia o que era economizar dinheiro, gastava o que tinha e o que não tinha para ter o que eu queria, estourava cartões de crédito, fazia empréstimos… é sim, empréstimos, mesmo novinha eu fazia e pra quê? Tá aí, boa pergunta.
Vamos falar sobre o que eu aprendi nesses últimos anos e espero de todo o coração que você aprenda algo com isso.
Hoje, eu vejo o quanto eu perdi por não saber economizar dinheiro, por não saber administra-lo e vejo quantas pessoas ao meu redor estão indo pelo mesmo caminho.
Colocamos a frase “só se vive uma vez” no topo e nos esquecemos de que poderemos viver sim outros dias!
Vou te dar algumas dicas aqui que me ajudaram muito, hoje sou realmente outra pessoa, compro o que eu quero sim, mas com mais consciência, aprendi muito e não quero errar novamente, mas vamos lá:
Anote tudo o que comprar
Se você é acostumado a comprar no cartão de crédito e todo mês pega seu salário todo só para pagar o cartão, pare agora, veja quantas parcelas você tem para pagar e anote tudo, de todos os meses, até acabar, você vai ver que nem recebeu salário e já está devendo até daqui a três meses (ou mais), por exemplo, vai lhe dá um choque de realidade e você vai querer tirar o cartão de crédito da carteira.
Coloque um limite de quanto você pode gastar por mês, se desafie.
Sabe aquela bolsa que está em promoção e você vê como oportunidade única? Terá outra oportunidade, e sabe por que não precisa dela? Porque você já tem várias bolsas.
É meus amigos eu sei como é ver algo que quer muito em promoção e você nem precisa dele, mas que tê-lo de toda forma “ETA CONSUMISMO”. Somos assim, até aprendermos a nos controlar.
Se você compra tudo a vista, mas mesmo assim não consegue terminar o mês com um valor ou até investir, tenho uma dica pra você, pegue envelopes e dê nomes ao seu dinheiro, coloque nome nos envelopes e coloque o dinheiro dentro para cada fim, como: LUZ, ÁGUA, ALUGUEL, FEIRA, ROLÊS… e assim vai e não se esqueça de que a meta é sobrar no fim do mês então não exagere nos rolês rs
Ahhh e não esqueça de anotar tudooo e vá comparando a sua evolução conforme os meses irão se passando.
Não compre por impulso
Você já comprou algo e quando chegou em casa olhou e pensou: Vou usar isso quando? Ou, pra quê comprei isso?
Pois é!
Quem nunca?
Isso acontece, mas digo pra você que tá aprendendo a economizar que isso tem que ser um acidente, mas ta aí o motivo de tirar o cartão da carteira, se for necessário saia correndo da loja hahaha vá por mim, você vai se agradecer depois!
EU QUERO?, EU POSSO PAGAR?, POSSO VIVER SEM?
Reserve uma porcentagem por mês
No começo pode parecer difícil, mas conforme o tempo for passando e você tendo mais auto-controle ficará mais fácil.
Comece com 10%, por exemplo. Guarde 10% do seu salário ou até menos, você saberá quanto irá começar.
Estude sobre investimentos e como pode aproveitar melhor esse valor e até multiplicando ele.